Rod. Raposo Tavares, 22140 - The Square Open Mall - Bloco B - Cotia-SP 11 2898-9828
English Portuguese

Viabilização do Pólo Industrial de Cubatão

No início da década de 80, a região de Cubatão era conhecida como Vale da Morte e as pressões para o seu fechamento de nível regional, estadual, nacional e internacional eram muito grandes devido à existência de enormes deslizamentos da Serra do Mar, causados pelo ataque dos poluentes químicos à vegetação da encosta da Serra, existência de casos de anencefalia em recém-nascidos, crises de alergia, asma e bronquite na população, principalmente crianças e idosos, contaminação do mangues da região por metais pesados, etc.

A CETESB Agência Ambiental do Estado de São Paulo vivia um momento onde as suas Diretorias de Controle, Engenharia e do Interior encontravam-se desalinhadas para um equacionamento definitivo desse problema. Foi criada uma nova visão de solução do problema, envolvendo não só toda a CETESB, mas todos os líderes produtivos das 133 unidades industriais de Cubatão (23 complexos industriais), líderes políticos, educacionais, comunitários e universitários de toda Baixada Santista e Grande São Paulo.

A partir dessa nova visão foram elaborados planos, programas e projetos que com o apoio de entidades internacionais como Banco Mundial, Organização Mundial e Panamericana de Saúde. Além do acompanhamento de meios de comunicação nacionais e internacionais como os jornais O Estado de S. Paulo, New York Times, BBC de Londres, entre outros.

Em apenas seis anos de trabalho foi obtida uma redução de 90% nas emissões de poluentes do ar, 80% nas emissões de poluentes das águas e 70% de resíduos sólidos, bem como no reflorestamento das áreas degradadas da Serra do Mar, volta dos peixes ao Rio Cubatão e das aves como o Guará.

Como coordenador do programa de Cubatão da CETESB/SMA posso dizer que os resultados generativos indiretos foram ainda maiores, pois após a implantação da gestão ambiental nessa região as questões ambientais no Brasil passaram a operar num novo paradigma.


Solicite um orçamento