Rod. Raposo Tavares, 22140 - The Square Open Mall - Bloco B - Cotia-SP 11 2898-9828
English Portuguese

Viabilização da ampliação do Pólo Petroquímico de Camaçari

Através de um estudo estratégico sobre os principais problemas ambientais existentes decorrentes do funcionamento do pólo petroquímico, elaboramos um Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto ao Meio Ambiente relativo à poluição do ar, que primou por criar uma solução ambiental que atendesse a todos (comunidade, ONGs, agência ambiental e governo como um todo) e acima de tudo gerasse uma transformação custo-benefício para as empresas ampliadas, comunidade e governo.

Os principais problemas existentes eram:

  • Concentração de odores, compostos orgânicos voláteis, óxidos de enxofre e nitrogênio (SOx e Nox), material particulado, etc.
  • Ausência de dados de qualidade do ar adequados, mostrando o nível de saturação ambiental existente destes poluentes e a possibilidade de uso adicional do recurso ar para a ampliação das unidades.
  • Ausência de dados de medição de poluentes ao nível das fontes, bem como da forma de processo utilizado para produção.
  • Reclamações comunitárias por incômodos por poluição do ar.
  • Pressão de grupos ecológicos que por falta de informação eram mais instrumentos de manipulação de políticos locais a favor e contra a duplicação do Pólo.

Como sempre o tempo de trabalho foi muito curto e a ansiedade por resultados práticos no licenciamento muito grande tanto para as empresas quanto para a comunidade.


Solicite um orçamento